VH1

VH1 Brasil foi um canal de música e variedades lançado em 21 de novembro de 2005 e extinto em 12 de dezembro de 2014, controlado pela Viacom, e sendo substituído pelo Paramount Channel. Teve um canal irmão chamado VH1 Megahits, disponibilizado pela Claro NET até o final de julho de 2020. Assistir vh1 ao vivo.

Lançado em 21 de novembro de 2005, o canal VH1 tinha a proposta de ser uma MTV para espectadores “mais velhos”, entre os 25 e os 49 anos. Intercalava uma programação com clipes dos anos 80 até meados dos anos 90, com programas de variedades. Em seu início estava disponível apenas para assinantes SKY, posteriormente abrindo o sinal para assinantes NET (atual Claro). Assistir vh1 online.

Foi um canal bem prestigiado pelos espectadores, pois com o declínio da MTV Brasil, acabou se tornando uma das poucas opções musicais disponíveis. Em 2013 houve uma mudança radical na programação, tornando-o um canal de estilo de vida para jovens de 18 a 24 anos, um público totalmente oposto ao da proposta inicial. Saiu do ar em 12 de dezembro de 2014, dando lugar ao Paramount Channel. Teve o canal irmão VH1 Soul, extinto no Brasil, e nos EUA renomeado para BET Soul. VH1 gratis.

A programação era composta por blocos de clipes, realities, documentários musicais e programas de humor. Com a exigência de 50 horas de conteúdo nacional, imposta pela Anatel, o canal começou a produzir conteúdo nacional com o “Música.doc”, que mostrava artistas nacionais em estúdio, também o Estúdio VH1, onde grandes nomes passavam com shows, e ainda o VH1 Apresenta. Já entre os programas estrangeiros, os que fizeram mais sucesso foram Ru Paul’s Drag Race, South Park, Pimp My Ride, Story Tellers, VH1 Divas, entre outros. Na sua fase final em 2013, exibiu o seriado adolescente “The OC” e também filmes variados. Muitos programas migraram para os outros canais da Viacom como a MTV e o Comedy Central, e até mesmo o Multishow.

Desde o início, VH1 foi titulado como uma versão urbana da MTV. O canal passou a apresentar mais jazz e intérpretes de R&B que não eram tão famosos no meio urbano naquele tempo. As primeiras pessoas principais na no canal foram Don Imus (atuando depois na WNBC), Frankie Crocker (diretor e DJ de programas, atuando depois na WBLS), Scott Shannon, Jon Bauman (o “Bowzer” do “Sha Na Na”), Bobby Rios e Rita Coolidge.

Mais tarde, VJ’s são incluídos como Tim Byrd, na época da WPIX-FM (atual XRXP), uma estação de rádio cuja programação era repleta de baladas elétricas e R&B sendo orientadas em um formato que corresponderia a VH1, e Alison Steele (“O Nightbird”, na época participando da WNEW-FM). Mais tarde, Rosie O’Donnell foi integrada ao time de veejays. O’Donnel seria um destaque de um programa do tipo stand-up comedy com diversos comediantes a cada episódio. Com um toque adicional para divulgar a rede em estações de rádio, nos primeiros anos da rede os jingles eram produzidos pela JAM Creative Productions, em Dallas, que já tinha produzido os mesmos para estações de rádio em todo o mundo.